sábado, 5 de maio de 2012

PIAGET E A NEUROCIÊNCIA - 2

Compreendendo a Adolescência e a abertura para todos os possíveis 

Profª Drª Adriana Oliveira Lima
Um outro estudo da neurociência que nos interessa diretamente é a constatação de que ocorre, por volta dos 11, 12, 13 anos (essa idade não é fixa depende de maturações intelectuais) até em torno dos 18 anos, na região do meio do cérebro (área do córtex frontal - área especifica da socialização), um amadurecimento que ocasiona um transtorno geral no cérebro, uma reorganização fisiológica. Coincidentemente, Piaget afirma

que as maturações biológicas vão até por volta dos 16 anos, ocasião em que todo o desenvolvimento cognitivo se reestrutura nas operações abstratas. Nesse estágio de maturação fisiológica acontecem varias transformações comportamentais. Esta reorganização cerebral altamente qualitativa e ligada a processos hormonais intensos, coincide, precisamente com a reorganização causada pela aquisição do pensamento operatório abstrato, ou hipotético dedutivo, que ocorre por volta dos 12 anos. Verifica-se assim, o desenvolvimento até por volta dos 16anos como dizia Piaget... verdadeira reconstrução do cérebro”, diz Sergio Ojeda•. São estas conexões sinápticas que são responsáveis pelas emoções e pelo pensamento lógico. É como se fosse uma racionalização do funcionamento cerebral. E são os hormônios, no caso os femininos para ambos os sexos, que são responsáveis por tal revolução. Assim é que podemos compreender a reviravolta na vida dos adolescentes. Até os 20 anos se reorganiza as vias neurais que perdurarão pelo resto da vida.
Jean Piaget demonstrou por meio de inúmeras pesquisas que os indivíduos passam por diferentes estruturas em seu processo de desenvolvimento. Sem dúvida as operações abstratas, última destas estruturas, que é alcançada por volta dos 12anos, consiste na transformação radical da maneira de perceber e se relacionar com o mundo, sendo uma revolução cognitiva. O sujeito é capaz de dispensar o objeto e pensar o real por meio de hipóteses, proposições altamente operatórias, probabilidades e outros mecanismos formais. Piaget estudou estes processos por meio do método clínico (observação e perguntas) e os vemos agora comprovados por sofisticadas pesquisas da neurociência. “Quando a mente está pensando, está falando consigo mesma.” (Platão)

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