sexta-feira, 6 de julho de 2012

RITALINA E OBEDIÊNCIA


Dra Adriana Oliveira Lima




Uma Escola de segunda categoria e pais omissos fazem do Brasil o segundo país no mundo no consumo de RITALINA
Vale a pena reservar estes 10 minutos para assistir este vídeo. Mas vale também pontuarmos algumas questões que merecem ser a ele agregadas:
1-      A mania de não localizar responsabilidades individuais em nossa sociedade é um dos fatores que levam a estas práticas abusivas. Esta é prática mais comum em nossos dias. Uma pessoa mata e busca-se as causas nas condições sociais do individuo, rouba-se e coloca num conjunto indiscriminado... OS  PAIS são os únicos que podem obedecer os médicos. Professores não prescrevem medicamentos eles não diagnosticam....
2-      O fato é que os pais aceitam dar os medicamentos imaginando que podem enquadrar os filhos no contexto escolar. Sabem que a escola é péssima, mais queremos filhos  enquadrados ao conjunto social. Pouco sabem do sofrimento dos filhos...
3-      Dão medicamentos para os filhos “aprenderem” perdidos na incompetência das escolas. Entre criticar a escola e dar o remédio, preferem dizer que seus filhos é que estão desajustados pois a escola “funciona” para todos os outros... Funciona ????? E o que se dizer de tanta ignorância, falta de cultura e violência, falta de solidariedade e responsabilidade?????
4-      Testemunha o absurdo ainda o fato de quando a criança realmente não se enquadra ai os pais procuram a “pequena” escola que no fundo desqualificam, quase se escondem e querem que sirva apenas de “oficina” onde os consertos são feitos para que a criança retorne ao sistema “BOM” = ESCOLA TRADICIONAL ENORME ONDE OS FILHOS SÃO NÚMEROS E DIZEM PREPARAR PARA VESTIBULARES...
5-      Estes pais, apesar dos números da educação brasileiras, das críticas diárias ao sistema de educação, permanecem sonhando que os filhos estudem onde estudaram, estudem nos “ícones” de uma sociedade atrasada em educação.
vejam o video:


4 comentários:

Juhi Kenia disse...

Assino embaixo! Sou psicopedagoga e quantas não são às vezes que recebo crianças e adolescentes em meu consultório com queixas diversas de dificuldades de aprendizagem... A partir de diversas atividades e testes posso avaliar que o "aprendente" não tem problema algum e que o problema é de "ensinagem" e não de aprendizagem. Porém na maioria das vezes tenho pouco crédito. Que pena e que sensação de impotência! É como ver um inocente virar réu injustamente e cumprir uma pena que não lhe pertence. E a história se repete: muitos já foram à forca inocentemente, não é mesmo?!

Adriana Oliveira Lima disse...

Pois é Juhi. Ainda fica mais dificil pelo fato de não se poder contrariar psiquiatra e neurologista...quando intervensões pedagógicas seriam suficientes.

Renata Cidrão disse...

Muito bacana! Todos os pais deveriam assistir este vídeo! Parabéns pela abordagem Adriana!

ËVORA BESSA disse...

Depois de ler o texto e de assistir ao vídeo eu só posso agradecer a vc Adriana e principalmente a vc Juhi por ter me indicado RITA LEE ... OBRIGADA ! Depois de um ano de trabalho e de uma boa amizade, fico feliz em confirmar que estamos fazendo a coisa certa. Obrigada Juhi!