sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Entre o que eu desejo para meu filho e seu futuro efetivo



Entre o que eu desejo para meu filho e seu futuro efetivo

Dra Adriana Oliveira lima


Embora estejamos imersos numa sociedade com um sistema de valores definido que exerce considerável pressão sobre nós, cada indivíduo ou grupo (família, comunidade) vai absorver com maior ou menor intensidade este sistema. Embora o sistema seja social ele se manifesta e se realiza no contexto do indivíduo - não existe culpa coletiva, cada indivíduo responde individualmente por seus atos.

A reflexão subjetiva tem um papel fundamental na organização moral, formando a personalidade de cada indivíduo. Piaget diz que o conhecimento, portanto os sistemas de moral e valores, são construções individuais.

Na educação das crianças o objetivo dos pais deve centrar-se nas ações capazes de realizar esta construção do conhecimento e da moral, tendo como fundamento o exemplo, o discurso e principalmente as ações dos pais, dos educadores e da própria criança (Tomada de Consciência).

Mas como saber os rumos de nossas ações quando nosso objetivo frequentemente acaba não sendo aquele que havíamos idealizado inicialmente? É neste contexto que aparecem as idealizações que os pais fazem em relação aos filhos e aos resultados que buscam obter no processo educativo. Aqui começam nossos problemas.

Um dos primeiros problemas que aparece nesta busca por resultados é a compreensão do tempo. Os pais tendem a querer resultados em tempo recorde.  Às vezes nem sequer semeiam este futuro. Revelam um pensamento mágico onde o fruto colhido não precisou ser semeado ou cuidado.

Os pais precisam ter consciência que o modo de execução da sua vida cotidiana está levando a objetivos determinados.

Um segundo conjunto de problemas consiste em ter objetivos de natureza diferente das escolhas que fazem para construção dos mesmos. Quero um filho criativo, mas a pratica da criança esta inserida em sistemas de repressão contínua. Quer um leitor, mas não adquire livros para ele. Quer uma pessoa íntegra, mas corrompe as regras na frente da criança.

Na internet observa-se um sem numero de discursos revolucionários para formação humana por parte de pais que tem seus filhos nas escolas mais tradicionais, fortalecendo o que há de mais atrasado. O mais triste é que esses mesmos pais sentem-se felizes com suas escolhas. A inteligência é o bem mais bem distribuído na Terra, todos estão satisfeitos com o que tem.

Enfim, os pais precisam analisar que valores dirigem suas vidas, que objetivos desejam alcançar e preparar-se para um esforço de mudança quase hercúleo, pois a sociedade o empurrará continuamente para o tradicional, para o ultrapassado.

Navegar e preciso e há mares nunca antes navegados.
 

Nenhum comentário: