quarta-feira, 4 de outubro de 2017

ATENÇÃO ESCOLAS A luta pela continuidade de festas e eventos escolares.



Em outra oportunidade escrevi um artigo sobre a importância das festas escolares na preservação da cultura. Quero enfatizar aqui alguns tópicos. A cultura das redes sociais conduziu à crença de que se sabe tudo acabando com o já minguado respeito ao saber das escolas. Acrescente-se a isso uma relação frequentemente agressiva na defesa de imaginados direitos. Digo imaginados porque frequentemente as famílias pretendem a mudança da escola em função de seu ponto de vista. .Está cada vez mais complexo conduzir processos educativos. É assustador imaginar o futuro com a ordem moral, os valores e símbolos sociais tão mexidos e de forma tão individualista. Cada vez menos se tem uma ordem geral.
            Como superar isso? Primeiro lançando mão do conhecimento vez que este pode congregar diferenças. No caso específico que ora discutimos, as festas escolares têm objetivos de suma importância tanto cognitivos (experiência) como afetivos. Em mais de 40 anos de trabalho em educação, nunca encontrei um ex-aluno que não lembrasse das festas na escola. Como esta experiência ajudou na formação de cidadãos seguros e desenvoltos.
            Esta semana encontrei uma “ex-mãe” emocionada pelo fato da filha de 4 anos, em sua primeira apresentação, representar uma Rena, personagem que seu primeiro filho, hoje um jovem adulto, representou em sua primeira performance. Tudo lembrança emocionante.
            Gastamos em restaurantes, passeios, brinquedos.... Investir numa apresentação do filho é algo com retorno certo. A experiência de palco, luzes, fantasias é ímpar na vida das pessoas. Conversando aqui e ali vejo escolas abrindo mão de fazer seus festivais, uma culminância de seus trabalhos, que envolve todos da escola num sonho, em função das pressões das famílias.
            É impossível uma escola acatar todas as opiniões dos pais. Toda escola que fizer isso deixa de ser escola, de ter método, de ter objetivos, de ter ideais.

Um comentário:

madaleynayankovich disse...

cerakote titanium -Tianium Arts
Cerakote titanium. $3.00 USD. $1,071.00 titanium nose rings USD. Cerakote Titanium. $1.00 titanium pipes USD. Cerakote Titanium. titanium helix earrings $3.00 USD. Cerakote titanium nose jewelry Titanium. $4.00 USD. Cerakote Titanium. $5.00 USD. Cerakote $3.00 · ‎In urban titanium metallic stock